Boas vindas

Esse é um blog voltado para as Artes em geral, bem como para a reflexão sobre a autação do educador, apresentando caráter avaliativo para as disciplinas de Tecnologias Contemporâneas na Escola e Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem II, do curso de Artes Visuais ofertado pela UAB/UnB. Ele reúne desde produções próprias até material recolhido na internet. Leiam e se deleitem com o mais diversificado conteúdo.

Resenha - O show de Truman

O filme “O show de Truman”, do diretor Peter Weir, retrata a vida de Truman, um sujeito normal, que é casado, trabalha, tem família, e leva uma vida pacata. Entretanto, no decorrer da história, o telespectador nota que há algo estranho, pois tudo parece muito artificial.
Então, deparamo-nos com o inesperado, Truman está em um reality show, assistido por milhões de pessoas em todo o mundo, mas não sabe. Evidenciando a falta de ética da TV, ficamos sabendo que o personagem principal foi adotado pela emissora desde sua gestação e, para ele, foi construído um mundo dentro de um estúdio que ele julgava ser uma ilha. As pessoas com quem ele convive, sua mãe, amigos e esposa são apenas atores, que representam seus papéis e Truman vive apenas em um mundo de ilusão.
A única pessoa que realmente demonstra um sentimento sincero por ele é uma garota que ele conheceu na faculdade, que tentou contar a ele a verdade, mas a foi levada embora. Mesmo tendo sido passada por louca, Truman nunca a esqueceu, tentando montar seu rosto a partir de recortes feitos de revistas.
Contudo, Trumam começa a desconfiar que há algo errado quando sintoniza no rádio a equipe da TV seguindo-o no carro, além do fato de outras pessoas dizerem seu nome sem mesmo conhecê-lo. A partir daí, ele começa a representar e foge de barco, vencendo seu trauma da água que foi provocado pelo programa para que ele nunca saísse de lá.
No filme, a mídia explora a vida de um ser humano e a torna uma novela, assistida por todos. Em muitos trechos fica evidente que muitos assistem o programa de forma maquinal, alienada, enquanto outros realmente torcem pelo personagem, como se ele não fosse real. De qualquer modo, estão consumindo um mundo fabricado, que os induz, principalmente, ao consumo, haja vista que a todo o momento são feitas propagandas, ressaltando a qualidade dos produtos e expondo os rótulos. São justamente essas empresas que patrocinam o programa, o que ocorre com a TV aberta também, sendo acrescido o fato de que tudo mostrado está á venda, desde as roupas, as comidas, até elementos do cenário.
A meu ver, a melhor parte está no final do filme, quando Truman quase é morto para não fosse embora, uma vez que a emissora perderia seu “personagem principal” e, quando chega à saída, tem um diálogo com o criador e diretor do programa, que revela toda a verdade ao rapaz e tenta convencê-lo de que seu mundo de fantasia é bem melhor do que a realidade. Mesmo assim, Truman opta pela realidade, ainda que fosse desconhecida e imperfeita.
Essa escolha entre a fantasia e a realidade a todo o momento é apresentada pela televisão, principalmente pelas telenovelas, mas, infelizmente, as pessoas não têm a mesma coragem de Truman, elas preferem se alienar e viver em um mundinho próprio, fugindo de seus problemas. Além disso, o público tem demonstrado verdadeira paixão pelos reality shows, ficando claro que preferem vivenciar a vida de outras pessoas do que a própria.

0 comentários:

Postar um comentário

Perfil

Minha foto
Sonhadora, atrapalhada, romântica,perfeccionista, dedicada... Esta sou eu! Coisas que adoro: artes em geral, pintar, assistir a filmes e teatros, estudar, ensinar. Amo o que eu faço, sou apaixonada pelo saber bem como pela sua transmissão. Maior sonho: seguir carreira acadêmica e tornar-me uma professora universitária. Realização pessoal: minha família, meus amigos que muito amo.