Boas vindas
Esse é um blog voltado para as Artes em geral, bem como para a reflexão sobre a autação do educador, apresentando caráter avaliativo para as disciplinas de Tecnologias Contemporâneas na Escola e Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem II, do curso de Artes Visuais ofertado pela UAB/UnB. Ele reúne desde produções próprias até material recolhido na internet. Leiam e se deleitem com o mais diversificado conteúdo.
Meu projeto (re)visto por mim
Farei neste
post uma reflexão acerca do processo de criação e execução do Projeto
Interdisciplinar intitulado Cidadania. Nos últimos meses tenho postado desde o
projeto que elaborei, os materiais empregados, a aplicação em sala de aula e os
resultados obtidos e a exposição do projeto e do trabalho. Embora pareça ter sido simples, foi um
processo longo, de idas e vindas, estruturação e reestruturação, sempre acompanhado
de muita pesquisa e reflexão.
Confesso que a princípio fiquei um
pouco perdida, achava que o projeto deveria envolver professores de, no mínimo,
duas disciplinas, que deveriam trabalhá-lo em aulas distintas. Quando elaborei
meu primeiro projeto, realmente “viajei”, fiz algo grandioso que precisaria de
no mínimo umas 15 aulas. Somente depois de compreender que eu poderia aplicar
todo o projeto, devendo fazê-lo em uma semana, que eu elaborei este aqui.
Sempre fui muito ligada à política e
cidadania, às áreas de humanas em geral, e como sou professora de Português,
nada melhor do que fazer um projeto que aliasse essas duas disciplinas com um
tema de que eu tanto gosto. Eu trabalho em uma escola particular de elite em minha
cidade, então quis desenvolver esse projeto com um público totalmente
diferente, do EJA, que trabalha e estuda para conseguir um futuro melhor.
Infelizmente esse público é excluído e não tem voz junto à sociedade para
expressarem os problemas que enfrentam.
Optei por trabalhar a letra de uma
música por considerar ser algo que desperte o interesse dos alunos e levar vídeos
para dinamizar a aula. Além disso, quando fiz estágio no EJA, vi que muitos “travam”,
na hora de desenhar, mas apreciam trabalhos manuais, por isso escolhi a técnica
do mosaico, que não exige grandes habilidades e assim não intimidaria ninguém.
Eles se sentiram construtores, assim como o eu-lírico da música. Eu também
tinha selecionado um conteúdo mais aprofundado para trabalhar com eles,
imaginando que já tinham conhecimento sobre os assuntos, mas fui mais
superficial, pois notei que eles não conheciam muitos termos gramaticais.
Um dos problemas que mais me afligiu
foi o medo de não ter alunos, já que na semana anterior à estipulada para a
aplicação do projeto ocorreram as avaliações, então ali estavam apenas alguns
alunos com pendência de nota.
Contudo, gostei muito de trabalhar
com esse público, de ouvir suas experiências, de poder estimulá-los, de
identificar neles desilusões, mas principalmente sonhos, o sonho de uma vida
melhor. Gostei de saber que contribuí para que eles não sofressem essas
injustiças quietos, que exigissem seus direitos e que “corressem atrás” daquilo
que desejam. Eles estavam terminando o Ensino Médio, e alguns comentaram que
fariam uma faculdade.
Quanto à exposição, foi muito legal
trocar experiências com os colegas e ver o que deu certo, as estratégias que
usaram... Ela me fez repensar vários pontos, coisas que faria diferente se
tivesse que reaplicar o projeto, obtendo um resultado ainda melhor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Perfil
- Joyce
- Sonhadora, atrapalhada, romântica,perfeccionista, dedicada... Esta sou eu! Coisas que adoro: artes em geral, pintar, assistir a filmes e teatros, estudar, ensinar. Amo o que eu faço, sou apaixonada pelo saber bem como pela sua transmissão. Maior sonho: seguir carreira acadêmica e tornar-me uma professora universitária. Realização pessoal: minha família, meus amigos que muito amo.
2 comentários:
Seus trabalhos são belíssimos, parabéns.
Seus trabalhos são belíssimos, parabéns.
Postar um comentário