Boas vindas

Esse é um blog voltado para as Artes em geral, bem como para a reflexão sobre a autação do educador, apresentando caráter avaliativo para as disciplinas de Tecnologias Contemporâneas na Escola e Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem II, do curso de Artes Visuais ofertado pela UAB/UnB. Ele reúne desde produções próprias até material recolhido na internet. Leiam e se deleitem com o mais diversificado conteúdo.

Meu projeto (re)visto por mim

               Farei neste post uma reflexão acerca do processo de criação e execução do Projeto Interdisciplinar intitulado Cidadania. Nos últimos meses tenho postado desde o projeto que elaborei, os materiais empregados, a aplicação em sala de aula e os resultados obtidos e a exposição do projeto e do trabalho.  Embora pareça ter sido simples, foi um processo longo, de idas e vindas, estruturação e reestruturação, sempre acompanhado de muita pesquisa e reflexão.
            Confesso que a princípio fiquei um pouco perdida, achava que o projeto deveria envolver professores de, no mínimo, duas disciplinas, que deveriam trabalhá-lo em aulas distintas. Quando elaborei meu primeiro projeto, realmente “viajei”, fiz algo grandioso que precisaria de no mínimo umas 15 aulas. Somente depois de compreender que eu poderia aplicar todo o projeto, devendo fazê-lo em uma semana, que eu elaborei este aqui.
            Sempre fui muito ligada à política e cidadania, às áreas de humanas em geral, e como sou professora de Português, nada melhor do que fazer um projeto que aliasse essas duas disciplinas com um tema de que eu tanto gosto. Eu trabalho em uma escola particular de elite em minha cidade, então quis desenvolver esse projeto com um público totalmente diferente, do EJA, que trabalha e estuda para conseguir um futuro melhor. Infelizmente esse público é excluído e não tem voz junto à sociedade para expressarem os problemas que enfrentam.
            Optei por trabalhar a letra de uma música por considerar ser algo que desperte o interesse dos alunos e levar vídeos para dinamizar a aula. Além disso, quando fiz estágio no EJA, vi que muitos “travam”, na hora de desenhar, mas apreciam trabalhos manuais, por isso escolhi a técnica do mosaico, que não exige grandes habilidades e assim não intimidaria ninguém. Eles se sentiram construtores, assim como o eu-lírico da música. Eu também tinha selecionado um conteúdo mais aprofundado para trabalhar com eles, imaginando que já tinham conhecimento sobre os assuntos, mas fui mais superficial, pois notei que eles não conheciam muitos termos gramaticais.
            Um dos problemas que mais me afligiu foi o medo de não ter alunos, já que na semana anterior à estipulada para a aplicação do projeto ocorreram as avaliações, então ali estavam apenas alguns alunos com pendência de nota.
            Contudo, gostei muito de trabalhar com esse público, de ouvir suas experiências, de poder estimulá-los, de identificar neles desilusões, mas principalmente sonhos, o sonho de uma vida melhor. Gostei de saber que contribuí para que eles não sofressem essas injustiças quietos, que exigissem seus direitos e que “corressem atrás” daquilo que desejam. Eles estavam terminando o Ensino Médio, e alguns comentaram que fariam uma faculdade.
            Quanto à exposição, foi muito legal trocar experiências com os colegas e ver o que deu certo, as estratégias que usaram... Ela me fez repensar vários pontos, coisas que faria diferente se tivesse que reaplicar o projeto, obtendo um resultado ainda melhor.


2 comentários:

igaracy news disse...

Seus trabalhos são belíssimos, parabéns.

igaracy news disse...

Seus trabalhos são belíssimos, parabéns.

Postar um comentário

Perfil

Minha foto
Sonhadora, atrapalhada, romântica,perfeccionista, dedicada... Esta sou eu! Coisas que adoro: artes em geral, pintar, assistir a filmes e teatros, estudar, ensinar. Amo o que eu faço, sou apaixonada pelo saber bem como pela sua transmissão. Maior sonho: seguir carreira acadêmica e tornar-me uma professora universitária. Realização pessoal: minha família, meus amigos que muito amo.