Boas vindas

Esse é um blog voltado para as Artes em geral, bem como para a reflexão sobre a autação do educador, apresentando caráter avaliativo para as disciplinas de Tecnologias Contemporâneas na Escola e Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem II, do curso de Artes Visuais ofertado pela UAB/UnB. Ele reúne desde produções próprias até material recolhido na internet. Leiam e se deleitem com o mais diversificado conteúdo.

Análise de outro projeto interdisciplinar

Escolhi esse projeto para analisar por dois motivos: primeiro por ter sido feito pelo meu marido, Danny,  e eu ter meio que participado ao dar sugestões (embora seja de áreas que eu não domine nem um pouco)... e segundo por ter sido aplicado na escola em que trabalho. Eu o considero extremamente interessante, reunindo conceitos de Arte e Física, matéria esta que não possui muitos apreciadores, justamente por ser transmitida de forma muito tradicional. 
Geralmente não há muitas propostas interdisciplinares envolvendo essas duas disciplinas, uma vez que pertencem a áreas do conhecimento bem distintas, mas neste trabalho ele reuniu conceitos de fotografia e movimento de forma bem plástica, usando o estrobo. 
É válido ressaltar que primeiramente ele levantou o conhecimento prévio dos alunos sobre esse tipo de fotografia, instigando a curiosidade dos mesmos, apresentou slides demonstrando esse tipo de imagem, levou uma máquina fotográfica manual para mostrar como funciona a captura da luz e o obturador,  relembrou conceitos e fórmulas de movimento que eles já tinham visto nas aulas de física e fez uma parte prática, em que os alunos o auxiliaram e foram os protagonistas nas fotografias estroboscópicas. É evidente que essa foi a parte que da qual os alunos mais gostaram, a que eles colocaram as "mãos na massa".

Capoeira

Passo de dança
Ele comentou que algumas coisas não deram muito certo: houve uma final do campeonato interclasse antes (o que atrasou bem a aula e agitou os alunos), a luz do projetor estava ruim, prejudicando a qualidade da projeção, e a sala estava uma pouco clara, o que o levou a demorar mais para ajustar o equipamento. Em vista disso, podemos concluir que o planejamento é essencial, planejar nos mínimos detalhes, até mesmo testar o equipamento antes e ter sempre um plano B.
Quanto às conquistas, duas professoras que trabalham comigo fizeram questão de assistir a aula vieram elogiá-lo para mim, um aluno encontrou-me no corredou e me disse que tornou seu fã, o que comprova que teve  muito êxito, principalmente porque estavam na sala apenas os alunos que estavam de recuperação, já que os bons alunos já estavam de férias. Esta foi a chance desses alunos, que geralmente não se sobressaem, se tornarem o centro das atenções e participarem de forma positiva.


Quem quiser seu projeto com mais detalhes, o link do blog dele é http://modemficandoaarte.blogspot.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Perfil

Minha foto
Sonhadora, atrapalhada, romântica,perfeccionista, dedicada... Esta sou eu! Coisas que adoro: artes em geral, pintar, assistir a filmes e teatros, estudar, ensinar. Amo o que eu faço, sou apaixonada pelo saber bem como pela sua transmissão. Maior sonho: seguir carreira acadêmica e tornar-me uma professora universitária. Realização pessoal: minha família, meus amigos que muito amo.