Boas vindas

Esse é um blog voltado para as Artes em geral, bem como para a reflexão sobre a autação do educador, apresentando caráter avaliativo para as disciplinas de Tecnologias Contemporâneas na Escola e Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem II, do curso de Artes Visuais ofertado pela UAB/UnB. Ele reúne desde produções próprias até material recolhido na internet. Leiam e se deleitem com o mais diversificado conteúdo.

Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem

CIDADANIA

1. Apresentação
A ética e a cidadania, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, é considerado um tema transversal, devendo ser abordado em todas as disciplinas de modo que todos os educadores colaborem para a formação de cidadãos atuem na sociedade de forma efetiva, cumprindo seus deveres e exigindo seus direitos, construindo um mundo mais justo e igualitário.
            Esse projeto tem por objetivo fazer uma análise da música “Cidadão”, de Zé Ramalho, de forma interdisciplinar, reunindo conceitos de Língua Portuguesa, Geografia e Artes. Ao trabalhar interdisciplinarmente, os alunos conseguirão compreender como os conceitos de três áreas do conhecimento se apresentam unidos e devem ser “acionados” para que se interprete a letra da música com diversas leituras possíveis. Com a execução desse projeto, estaremos colaborando para formação da cidadania e do senso crítico, além da produção artística como forma de expressão de uma maioria excluída.

2. Motivação
            Em toda minha adolescência, eu militei por uma sociedade mais justa, seja participando de grêmios estudantis ou passeatas na reivindicação de nossos direitos. Quando comecei a lecionar, tive a certeza que cabe a nós, educadores, o papel de formadores, de construção do pensamento crítico e desalienação. Quando fiz estágio no EJA – Educação de Jovens e Adultos – de uma escola pública, foi impressionante ver que muitos tinham uma grande vivência, mas não politização e nem senso crítico. Muitas vezes, reclamavam da falta de oportunidades, da desigualdade e exclusão social, mas não procuravam suas causas e nem tinham voz para evidenciarem as mazelas que sofriam. Ao discutir e analisar o problema por meio das atividades selecionadas, creio que se “armarão” de mais formas para defenderem seus direitos e lutarem por seus objetivos.

3. Objetivo
            Esse projeto tem por objetivo a formação da cidadania e do senso crítico ao analisar interdisciplinarmente a música “Cidadão”, interpretada por Zé Ramalho, reunindo conceitos das disciplinas de Língua Portuguesa, Geografia e Artes. Após analisar a letra da música, assistir a vídeos com ilustrações da mesma, os alunos discutirão os problemas e elaborarão um trabalho artístico como forma de expressão das injustiças sociais de que são vítimas.

4. Público alvo
            Esse trabalho foi elaborado para ser aplicado na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública de Barretos, no período noturno. Por se tratarem na maior parte de adultos e idosos que não tiveram oportunidade de estudar quando estavam na idade escolar, necessitando trabalhar para ajudar no sustento da família, esses alunos se identificarão com o eu-lírico personagem da música, podendo refletir sobre ela de forma concreta e trocar experiências, além de elaborarem uma produção artística que denunciem a condição em que vivem.

5. Metodologia
·         Perguntar aos alunos o que quer dizer as palavras “cidadania” e “cidadão”;
·         Construir esses conceitos a partir das respostas dos alunos;
·         Entregar uma folha com a letra da música “Cidadão” para que leiam e a acompanhem ao ser tocada;
·         Interpretar a letra da música com o auxílio da turma, observando as informações explícitas e implícitas;
·         Relacionar o título da música com a letra e com o que foi discutido anteriormente;
·         Ressaltar que a letra da música é um poema e verificar sua estrutura, verificando versos, estrofes e tipos de rima;
·         Discutir sobre a variedade linguística empregada, a norma padrão e não-padrão e o preconceito linguístico;
·         Salientar o emprego do vocativo no contexto da música e identificar seu valor semântico;
·         Analisar os efeitos da seca no Nordeste, suas causas e consequências;
·         Discutir sobre a questão da migração dos nordestinos que buscam trabalho e fogem da seca, relacionando com as experiências que possuem;
·         Assistir a dois vídeos em que a música é ilustrada, o primeiro por meio de fotografias e o segundo um trabalho escolar feito em stop motion;
·         Analisar essas imagens e verificar o que representam para eles;
·         Pedir que compartilhem suas experiências concretas, evidenciando a exclusão social que sofrem;
·         Explicar que assim como o eu-lírico da música construía edifícios, eles vão “construir” uma produção artística que revelem suas injustiças e funcionem como uma denúncia de sua exclusão social, usando a técnica do mosaico, que não exige grandes habilidades de desenho ou pintura;
·         Apresentar algumas imagens de trabalhos feitos com mosaico para que sirva de referência;
·         Dividi-los em duplas e entregar papel canson e filipinho para que façam suas produções;
·         Solicitar a socialização das produções, em que cada aluno exporá seu trabalho e o que quis representar;
·         Promover uma exposição no Polo da UAB, para que outros alunos se deparem com a realidade de possíveis alunos e reflitam sobre como possam atuar quando formados a fim de diminuir essa exclusão social.

6. Instrumentos, materiais e técnicas
·         Equipamentos necessários: computador, caixa de som e projetor de imagens, giz e lousa;
·         Recursos e materiais utilizados: letra de música impressa, vídeos com a ilustração da música, papel canson e filipinho.

7. Referências
·         Conceito de cidadania
O termo cidadania tem origem etimológica no latim civitas, que significa "cidade". Estabelece um estatuto de pertencimento de um indivíduo a uma comunidade politicamente articulada – um país – e que lhe atribui um conjunto de direitos e obrigações, sob vigência de uma constituição. T. H. Marshall afirma que a cidadania só é plena se dotada de todos os três tipos de direito:
1. Civil: direitos inerentes à liberdade individual, liberdade de expressão e de pensamento; direito de propriedade e de conclusão de contratos; direito à justiça; que foi instituída no século XVIII;
2. Política: direito de participação no exercício do poder político, como eleito ou eleitor, no conjunto das instituições de autoridade pública, constituída no século XIX;
3. Social: conjunto de direitos relativos ao bem-estar econômico e social, desde a segurança até ao direito de partilhar do nível de vida, segundo os padrões prevalecentes na sociedade, que são conquistas do século XX.

·          Links dos vídeos com a música ilustrada que serão apresentados
http://www.youtube.com/watch?v=TJjgy2W_oP0
http://www.youtube.com/watch?v=MWIMECvSROw

·         Fonte
http://www.gritodosexcluidos.org/cartaz_2013/

http://www.brasilescola.com/sociologia/cidadania-ou-estadania.htm

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Sonhadora, atrapalhada, romântica,perfeccionista, dedicada... Esta sou eu! Coisas que adoro: artes em geral, pintar, assistir a filmes e teatros, estudar, ensinar. Amo o que eu faço, sou apaixonada pelo saber bem como pela sua transmissão. Maior sonho: seguir carreira acadêmica e tornar-me uma professora universitária. Realização pessoal: minha família, meus amigos que muito amo.