Boas vindas

Esse é um blog voltado para as Artes em geral, bem como para a reflexão sobre a autação do educador, apresentando caráter avaliativo para as disciplinas de Tecnologias Contemporâneas na Escola e Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem II, do curso de Artes Visuais ofertado pela UAB/UnB. Ele reúne desde produções próprias até material recolhido na internet. Leiam e se deleitem com o mais diversificado conteúdo.

Aplicação do Projeto Interdisciplinar

No dia 19 apliquei o meu projeto intitulado Cidadania na escola que eu havia escolhido, o Paulina Nunes de Moraes, junto aos alunos do EJA. Eu escolhi esse público, pois gostaria que expressassem em suas produções a exclusão social de que são vítimas, além de proporcionar a troca de experiências e a reflexão sobre o tema.

Confesso que fiquei um pouco nervosa no começo, pois havia dois professores dentro da sala comigo (professores que já deram aula para mim), o equipamento deu problema e precisei reiniciar o computador e eu não conhecia os alunos. (Na foto abaixo está o professor de Arte, que me cedeu as aulas, e eu. Ele foi meu professor durante 7 ano do Ensino Fundamental nessa mesma escola.)

Mas, após me apresentar e explicar o que estava fazendo ali, pedi que participassem da aula e que dessem suas opiniões, e eles foram se soltando.
Eles prestaram atenção na análise que fiz da letra, atrelando conteúdos de Língua Portuguesa e Geografia, e adoraram os vídeos.

Depois, quando expliquei que eles fariam um trabalho usando o mosaico, uns se animaram, mas outros fugiram, esquivando-se de realizar essa tarefa.

Alguns alunos quiseram fazer as produções em dupla, como eu havia sugerido, mas outros preferiram fazer sozinhos, o que foi muito mais trabalhoso. Durante a elaboração e a criação do esboço, eu fui orientando qual seria a melhor forma de expressarem suas ideias e assim eles foram construindo seus trabalhos.








Para que não houvesse problemas, eu levei todo o material que precisariam: papel canson A3, tesouras, colas e papel filipinho. Eles gostaram da atividade, mas notei que começaram com pedacinhos pequenos de papel picado e depois aumentaram significativamente o tamanho deles, pois gastamos uma aula com as discussões e a parte teórica, e mais duas com a parte prática. Também percebi que queriam ir embora mais cedo, e o fariam se eu não estivesse lá. Mesmo assim, dois alunos não voltaram depois do intervalo. Infelizmente, nem todos terminaram as atividades e dois alunos me prometeram que terminariam em casa com calma, mas somente um levou o trabalho depois de alguns dias.

Contudo, acho que o resultado foi mais do que satisfatório, gostei muito, os alunos se envolveram e alcancei meu objetivo. Como a aula demorou, pude bater papo com alguns enquanto faziam as colagens, o que foi ótimo. Um aluno disse que voltou a estudar porque, embora houvesse passado em primeiro lugar em uma seleção interna de seu serviço, ele foi excluído por não ter terminado o Ensino Médio. Outra aluna contou-nos que trabalha na loja de móveis e decorações mais cara da cidade e que lá ela presencia com frequência possíveis clientes mais humildes serem tratados com descaso devido a sua condição financeira. Notei que todos tinham a perspectiva de melhorarem suas vidas a partir de então, pois estão concluindo o Ensino Médio.

No final, os alunos expuseram os trabalhos para os demais e explicaram o quiseram representar.
Pronto Socorro da Santa Casa fechado

Casa humilde faltando pedaços

Falta de água para população humilde

0 comentários:

Postar um comentário

Perfil

Minha foto
Sonhadora, atrapalhada, romântica,perfeccionista, dedicada... Esta sou eu! Coisas que adoro: artes em geral, pintar, assistir a filmes e teatros, estudar, ensinar. Amo o que eu faço, sou apaixonada pelo saber bem como pela sua transmissão. Maior sonho: seguir carreira acadêmica e tornar-me uma professora universitária. Realização pessoal: minha família, meus amigos que muito amo.