Boas vindas

Esse é um blog voltado para as Artes em geral, bem como para a reflexão sobre a autação do educador, apresentando caráter avaliativo para as disciplinas de Tecnologias Contemporâneas na Escola e Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem II, do curso de Artes Visuais ofertado pela UAB/UnB. Ele reúne desde produções próprias até material recolhido na internet. Leiam e se deleitem com o mais diversificado conteúdo.

A necessidade da arte

A arte é algo de certa forma inexplicável, a única coisa que se sabe é que é indispensável para o ser humano. Cogitava-se que ela seria necessária porque o ser humano está em constante desequilíbrio, porém, como nunca sairemos desse patamar, nunca deixaremos de precisar dela.
Por meio dela, o homem ganha novas vidas, vivencia outros problemas e personalidades, completando-se e tornando-se “total”, “pleno”, sem limitações. Com a arte o indivíduo relaciona-se consigo mesmo e com o mundo, tornando social a sua individualidade. Assim, ele consegue apoderar-se das experiências alheias que potencialmente é dele, ampliando sua existência e sensações.
Outro ponto de extrema relevância é que a arte se dá num processo consciente e racional, e não por uma grande inspiração, como muitos imaginam. De acordo com o texto, “Para ser um artista, é necessário dominar, controlar e transformar a experiência em memória, a memória em expressão, a matéria em forma”. Dessa forma, fica evidente que a emoção não é suficiente para o trabalho artístico, e o artista necessita de “transpiração”, de trabalho, de técnicas, formas e recursos que deve dominar, e não de simples inspiração. É necessário que se mescle, dialeticamente, a experiência intensa e a objetividade.
A platéia ganha, então, a possibilidade de apoderar-se de uma obra de arte, de forma bastante ativa, questionando, confrontando, tomando decisões sobre a realidade. Com o passar do tempo, à medida que a arte é transformada pelo mundo, ela também o transforma, configurando uma via de mão dupla.
Com relação à correlação entre a arte e a época em que foi criada, encontramos curiosamente uma relação paradoxal. Se, por um lado, a arte exprime a maneira de pensar e a cultura de uma determinada época, refletindo-a, por outro, ela se torna atemporal na medida em que capta a essência humana, seus conflitos e paixões, sendo eternamente fascinante e atual. Ao observarmos trabalhos artísticos há muito esquecidos, verificaremos que há uma continuidade e traços que são comuns aos indivíduos de nossa sociedade.
Contudo, mesmo prevalecendo a intencionalidade e a razão, que despertam uma emoção e um prazer estéticos, ajudando o homem a reconhecer e a transformar a realidade, ela nunca perderá um toque de magia dos tempos primeiros, em que o mito suplantava a razão. A magia, o sonho, a intuição é que dão um “gostinho” todo especial e que encanta o ser humano.

FISCHER, Ernst. A necessidade da Arte. Trad. Leandro Konder. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.

0 comentários:

Postar um comentário

Perfil

Minha foto
Sonhadora, atrapalhada, romântica,perfeccionista, dedicada... Esta sou eu! Coisas que adoro: artes em geral, pintar, assistir a filmes e teatros, estudar, ensinar. Amo o que eu faço, sou apaixonada pelo saber bem como pela sua transmissão. Maior sonho: seguir carreira acadêmica e tornar-me uma professora universitária. Realização pessoal: minha família, meus amigos que muito amo.