Boas vindas

Esse é um blog voltado para as Artes em geral, bem como para a reflexão sobre a autação do educador, apresentando caráter avaliativo para as disciplinas de Tecnologias Contemporâneas na Escola e Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem II, do curso de Artes Visuais ofertado pela UAB/UnB. Ele reúne desde produções próprias até material recolhido na internet. Leiam e se deleitem com o mais diversificado conteúdo.

Plano de aula - Artes Visuais

Disciplina: Artes
Assunto da aula: História da Arte – Renascimento, Leonardo da Vinci
Nível de ensino: Ensino Fundamental II
Público–alvo: alunos da 5ª série/6º ano, com aproximadamente 11 anos.

Objetivos da aula:
Geral: Desenvolver a sensibilidade estética dos alunos, tornando-se estes capazes de se reconhecerem como parte de uma cultura construída ao longo da história, privilegiando a criação e a reflexão.
Específicos:
• Explicitar quem foi Leonardo da Vinci;
• Evidenciar que, além de um grande pintor, também foi um grande inventor;
• Salientar que, para que se faça uma invenção ou uma obra de arte, é necessária a criatividade;
• Analisar a obra Mona Lisa, o contexto em que foi criada e as técnicas utilizadas.

Procedimentos didáticos: aula expositiva, utilizando-se de recursos tecnológicos, com participação e reflexão dos alunos quanto aos conceitos propostos, os quais serão aplicados nas atividades de criação de um código secreto e elaboração de uma nova Mona Lisa de acordo com o padrão estético de nossa época.
Recursos utilizados: lousa, apresentação de slides em projetor multimídia, internet e o software Google Earth.

Sequência didática da aula:
1. Levantar os conhecimentos prévios sobre Leonardo da Vinci e suas obras, já que se trata de um dos pintores mais famosos do mundo;
2. Anotar na lousa o que os alunos disserem;
3. Mostrar imagens no projetor sobre esse brilhante pintor, contando um pouco de sua biografia;
4. Enfatizar, como forma de curiosidade, que da Vinci foi um grande inventor, mostrando imagens de cerca de dez objetos criados por ele;
5. Reforçar a importância da criatividade para que se façam descobertas e como ela também ajudará na produção de bens culturais;
6. Contar que quando anotava suas descobertas, Leonardo da Vinci usava letras invertidas e escrevia da direita para a esquerda, guardando então seus segredos.
7. Projetar o código secreto inventado pelo pintor;
8. Perguntar se sabem qual é sua obra mais famosa;
9. Mostrar as imagens de várias obras desse pintor e, por último, a da Mona Lisa;
10. Revelar quem foi Mona Lisa, ou melhor, a senhora Lisa, e como ocorreu o processo do retrato;
11. Contar que hoje essa tela se encontra no Louvre, um dos maiores museus do mundo, que em Paris;
12. . Propor uma viagem até Paris (virtual) para conhecer esse museu por meio do software Google Earth;
13. Abrir fotos do museu presentes nesse software;
14. Perguntar se os alunos gostariam de visitar o interior do museu e dizer que isso é possível por meio do site do Louvre: www.louvre.fr;
15. Contextualizar as obras de da Vinci no espaço e tempo, explicando que as mesmas pertenciam ao movimento do Renascimento e navegar no site do Louvre, no setor referente a esse movimento;
16. Parar o passeio virtual no quadro da Mona Lisa, analisando-o, observando o olhar e o sorriso da senhora retratada, a luz e a sombra e a técnica utilizada inventada por ele, o sfumato, que permitiam que as pinceladas se tornassem imperceptíveis.
17. Perguntar o que os alunos acharam desse pintor e o que aprenderam de novo, indagando-os sobre o que lhes chamou a atenção;
18. Pedir que os alunos se sentem em duplas, propondo então duas atividades baseadas na aula:
a. Invenção de um código secreto e envio para o colega ao lado uma frase escrita com ele, devendo o outro tentar decifrá-la;
b. Criação, em conjunto, de uma nova Mona Lisa, transformando o quadro, como se esse retrato fosse feito atualmente, modificando a roupa, o corte de cabelo e os acessórios utilizados por ela;
19. Salientar que esse processo de releitura de obras de arte tem sido utilizado, ao longo dos séculos, por pintores renomados;
20. Sugerir que os alunos assistam ao filme “O Código da Vinci”;
21. Apresentar uma relação de sites para que pesquisem mais informações sobre o pintor e suas obras.

Fatores que contribuem para a motivação dos alunos:
  • O levantamento do conhecimento prévio promove a participação dos alunos, valoriza suas experiências anteriores e evita que o professor repita uma informação que é do conhecimento de todos;
  • Ao usar diferentes estratégias como a exposição oral, o escrever na lousa, as imagens projetadas, o uso de recursos tecnológicos, o passeio virtual ao museu e as atividades em grupo, os alunos fixam mais a atenção na aula, ficando esta atrativa para eles;
  • O uso de imagens em sala torna a aula mais interessante, os conceitos ficam mais concretos, palpáveis, obrigando-os a usar diferentes sentidos para aprenderem, servindo, além disso, como uma base para a criatividade dos alunos;
  • Ao revelar que o pintor foi um grande inventor, fato que poucos sabem, os alunos se surpreendem e se interessam;
  • Ao analisar a obra em conjunto com a classe, o aluno conseguirá observar aspectos que até então passavam despercebidos;
  • A primeira atividade proposta, a de criar um código secreto e escrever uma frase com ele, devendo depois desvendar a do colega, torna-se um desafio, que é um dos grandes agentes motivadores, além de ser divertida;
  • A segunda atividade exige maior reflexão sobre a cultura da época e a de hoje, levando os alunos a fazem importantes distinções, induzindo-o a recriar uma obra de arte muito importante dentro da história da arte, ressignificando-a;
  • Ao não fazer comparações e respeitar as habilidades e o ritmo de cada um, elogiando as atividades feitas, o professor estará respeitando as diversidades e promovendo a inclusão de todos de forma motivadora;
  • Se o aluno terminar a aula motivado, interessado pelo assunto estudado, ele aprofundará seu conhecimento com a indicação do filme e dos sites apontados pela professora, tornando-o autônomo na busca pelo conhecimento.

2 comentários:

WILL BARROS disse...

muito bom!aki vai um abraço do Amazonas...

Ana Paula Marcos de Souza disse...

Parabéns, amei sua aula, obrigada por dividir seu trabalho, me proporcionou novos saberes etcccccc, rsrsrs.bjs

Postar um comentário

Perfil

Minha foto
Sonhadora, atrapalhada, romântica,perfeccionista, dedicada... Esta sou eu! Coisas que adoro: artes em geral, pintar, assistir a filmes e teatros, estudar, ensinar. Amo o que eu faço, sou apaixonada pelo saber bem como pela sua transmissão. Maior sonho: seguir carreira acadêmica e tornar-me uma professora universitária. Realização pessoal: minha família, meus amigos que muito amo.